terça-feira, 21 de abril de 2009

Nouvelle Cuisine esta na Moda...

Nouvelle Cuisine esta na Moda


Certamente já ouviram falar  em "Nouvelle Cuisine".....  Este conceito gastronómico não é mais do que uma nova maneira de cozinhar apresentada na típica Cozinha Francesa, que já se instalou nos Restaurantes de gama média/alta do Mundo Inteiro.
Em contraste com a cozinha clássica, a Nouvelle Cuisine é caracterizada pela leveza, delicadeza dos pratos e toda aquela ênfase na apresentação. Esta forma de cozinhar também já conquistou milhares de fãs em Portugal. 



Existem alguns bons Restaurantes em Portugal, e começando em Lisboa temos o Eleven, a Bica do Sapato (restaurante), o Cop´3 e o Sra Mãe por exemplo . Em Sintra temos o belíssimo Restaurante do Manuel Luís Goucha que se chama  "Em Banho Manel" entre outros ,  em Almancil aconselho vivamente o restaurante "Henrique Leis" que só serve jantares e começa por nos impressionar com uma ementa com nove entradas; seis pratos de peixes e mariscos ("a nossa selecção de peixes em função da lota diária"); seis pratos de "carnes-aves"; sete sobremesas doces e um prato de queijos variados; um "menu-degustação" com oito itens...  Já na cidade invicta, o grande Porto, temos o Cafeína,  o Foz velha e o Bull & Bear como alguns exemplos...

Só para terminar o Miss Moda deixa-lhe aqui um receita simples de Nouvelle Cuisine... experimente... e delicíe-se....




4 lombos de salmão
Tomilho
100 gr de pimento vermelho em tiras
1 alho francês cortado em rodelas
1 cebola vermelha cortada em meia lua
100 gr de rebentos de soja
250 gr de noodles
Sal e pimenta
Tempere o salmão com sal, a pimenta e o tomilho.Salteie a cebola, o pimento, os rebentos de soja e o alho francês em azeite. Coza os noodles. Grelhe o salmão num grelhador bem quente. Grelhe primeiro do lado da pele virando-o de seguida.

Redução de laranja.

300 ml de sumo de laranja

75 gr de açúcar
Leve um tacho ao lume com todos os ingredientes 

deixe reduzir até metade do volume até obter uma consistência xaroposa.

Misture os noodles com os legumes e coloque-os no fundo do prato. Disponha o salmão e finalize com a redução de laranja.



1 comentário:

  1. Queria aproveitar para agradecer o facto de ter associado o meu blog à Nouvelle Cuisine. No entanto, notei que ao postar uma receita da minha autoria e copiada na integra do meu blog, esqueceu-se de mencionar os direitos da mesma. Não me importo minimamente que tenha feito referencia a uma das minhas receitas, visto não ser a 1ª vez que tal acontece e é algo que me deixa orgulhoso. Agora, e como aconteceu em todas as vezes anteriores em que alguém publicou uma receita minha, agradecia que fizesse referência ao seu autor.

    Obrigado
    Filipe

    ResponderEliminar