terça-feira, 28 de abril de 2009

KUDURO ESTÁ NA MODA :)


Este género musical e sobretudo género de dança surgido em Angola há pelo menos Dez Anos, está na moda não só em Angola, não só em Portugal e no Brasil, mas também noutros Países do Mundo.
Mas comecemos pelo início.
O que é o Kuduro? Como surgiu? Quem o levou para fora de Angola?

O Kuduro pode-se caracterizar por um Afro Hip-Hop de Periferia.

SIGNIFICADO:
A palavra KU provem do Kimbundo (principal língua falada em Angola), então 
Mataku = nádegas ( assento plural do ritaku). Em Português Ku é um palavrão, que significa "traseiro" ou Glúteos ou Nádegas, mas que também vem do Kimbundo pela nossa ex colónia Angolana. O sentido figurativo desta palavra é o mesmo que a palavra Brasileira "Bunda" que é também oriunda do mesmo Kimbundo.

Por isso a expressão Kuduro significa Bunda Imóvel, sem rebolar, não esquecendo que tanto a Kuizomba como outros estilos de dança Angolana, um dos movimentos fundamentais é o sofisticado rebolado, e é muito significativo por ser feito com muita sensualidade e leveza. 
Sendo assim o Kuduro é algo como uma dança diferente, inserida no âmbito da cultura Hip Hop, é considerada uma dança livre, de rua ( tipo street dance). 
Também é visto como um símbolo dos mais fortes, da enorme capacidade da resistência cultural das populações dos Não- Brancas, também chamadas por Terceiro Mundo,  diante da pressão constante do mundo Globalizado. 

HISTÓRIA:

O kuduro nasceu no inicio da década de 1990 em Luanda, terá sido criado por Tony Amado que uniu a música eletrónica aos ritmos tradicionais angolanos e inventou a dança com o mesmo nome. Hoje, desde os musseques de às casas noturnas mais in de Luanda, não há festa sem kuduro e normalmente as rodas de kuduro são o ponto alto da festa, o que é cada vez mais comum em outros países de expressão lusófona, aliás, os Buraka Som Sistema são já um dos maiores sucessos internacionais da música electrónica Angolano/Portuguesa.

"From Buraka To The World" é o título do album de estréia do grupo português de música electrónica/kuduro Buraka Som Sistema. Os jovens da Amadora que se uniram para fazer um album inspirado no estilo angolano kuduro. 













Sem comentários:

Enviar um comentário