sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sandálias á Gladiador está na Moda...


As sandálias inspiradas nos gladiadores  estão definitivamente na Moda este verão. Impulsionadas pela propaganda feita por celebridades, como se vê na figura ao lado a Kate Moss por exemplo, vieram com força e já não há montra de sapataria que as exclua da sua exposição.

Porém há pessoas que não estão acostumadas à ideia das várias tiras amarradas ás pernas, no entanto o modelo original que era até ao joelho, veio a alargar os seus horizontes e agora já se vê este tipo de sandálias em modelos bem mais variados. 

Sugestão do É POR MODAS...

Se a leitora está um pouco acima do peso ideal ou faz parte do time das baixinhas sobretudo com pernas gordinhas, pense bem antes de circular por aí com sandálias deste estilo. Por causa do formato que cobre o peito do pé e do comprimento delas (muitas vezes até o joelho), as gladiadoras encurtam a silhueta e engrossam as pernas. 
Infelizmente nem todas as Modas podemos seguir.

Curiosidade Histórica

Os gladiadores fizeram sucesso no antigo império romano. Eles eram em geral escravos que lutavam entre si ou com animais selvagens para entretenimento da população (as lutas muitas vezes iam até a morte de um dos adversários). Há registros históricos que provam que também existiram mulheres gladiadoras, mas certamente elas eram em minoria. Naquele tempo as pessoas usavam sapatos feitos em couro e costurados à mão com tiras feitas do mesmo material.

Os romanos desenvolveram uma grande variedade de modelos de calçados, uma raridade para os povos da época. As sandálias dos gladiadores também eram feitas principalmente de couro, mas muitas vezes usavam também materiais mais grossos na parte da frente para proteger a canela dos golpes nas lutas. Era para isso que serviam as tiras: para amarrar os pedaços de material mais pesado que ficava na parte da frente da perna. Mais uma prova de que tudo serve de inspiração para moda.




Como já é habitual o É POR MODAS... deixa aqui um filme muito interessante com vários modelos das referidas sandálias. Ora Inspire-se...









Sem comentários:

Enviar um comentário