terça-feira, 28 de abril de 2009

KUDURO ESTÁ NA MODA :)


Este género musical e sobretudo género de dança surgido em Angola há pelo menos Dez Anos, está na moda não só em Angola, não só em Portugal e no Brasil, mas também noutros Países do Mundo.
Mas comecemos pelo início.
O que é o Kuduro? Como surgiu? Quem o levou para fora de Angola?

O Kuduro pode-se caracterizar por um Afro Hip-Hop de Periferia.

SIGNIFICADO:
A palavra KU provem do Kimbundo (principal língua falada em Angola), então 
Mataku = nádegas ( assento plural do ritaku). Em Português Ku é um palavrão, que significa "traseiro" ou Glúteos ou Nádegas, mas que também vem do Kimbundo pela nossa ex colónia Angolana. O sentido figurativo desta palavra é o mesmo que a palavra Brasileira "Bunda" que é também oriunda do mesmo Kimbundo.

Por isso a expressão Kuduro significa Bunda Imóvel, sem rebolar, não esquecendo que tanto a Kuizomba como outros estilos de dança Angolana, um dos movimentos fundamentais é o sofisticado rebolado, e é muito significativo por ser feito com muita sensualidade e leveza. 
Sendo assim o Kuduro é algo como uma dança diferente, inserida no âmbito da cultura Hip Hop, é considerada uma dança livre, de rua ( tipo street dance). 
Também é visto como um símbolo dos mais fortes, da enorme capacidade da resistência cultural das populações dos Não- Brancas, também chamadas por Terceiro Mundo,  diante da pressão constante do mundo Globalizado. 

HISTÓRIA:

O kuduro nasceu no inicio da década de 1990 em Luanda, terá sido criado por Tony Amado que uniu a música eletrónica aos ritmos tradicionais angolanos e inventou a dança com o mesmo nome. Hoje, desde os musseques de às casas noturnas mais in de Luanda, não há festa sem kuduro e normalmente as rodas de kuduro são o ponto alto da festa, o que é cada vez mais comum em outros países de expressão lusófona, aliás, os Buraka Som Sistema são já um dos maiores sucessos internacionais da música electrónica Angolano/Portuguesa.

"From Buraka To The World" é o título do album de estréia do grupo português de música electrónica/kuduro Buraka Som Sistema. Os jovens da Amadora que se uniram para fazer um album inspirado no estilo angolano kuduro. 













CÃO DE ÁGUA PORTUGUÊS ESTA NA MODA...


Desde que a família Obama escolheu um Cão de Água Português como coqueluche para a Casa Branca, esta raça Portuguesa não para de ser procurada a nível Mundial.
O "É POR MODAS" apresenta a História e o Perfil desta Raça Canina tão procurada...

HISTÓRIA:
Em toda a bacia Mediterrânica, o cão era usado pelos pescadores na sua actividade, dando origem às diferentes raças de cães de água, hoje existentes.

É natural, que um desses cães tivesse chegado a Portugal, através das viagens marítimas, iniciando-se assim, a criação do Cão de Água Português.

No passado encontrava-se com frequência no litoral sul, predominantemente na costa Algarvia.

A mais antiga referência a esta raça portuguesa é um relato de um monge português feita em 1297 que descreve a forma como um cão terá salvo o seu dono pescador da morte por afogamento: " ... um cão de pelo comprido e preto, cortado à leão, com uma cauda comprida e uma melena de pelo na ponta... "

No entanto, entre os Romanos ele já era conhecido com o nome de "cão leão" devido ao corte de pêlo, já nessa época praticado.

Em 1923 no seu livro "Os Pescadores", e a respeito da faina do alto, dos caíques de Olhão, Raul Brandão refere-se a esta raça de cães da seguinte maneira: " tripulavam-no 25 homens e dois cães, que ganhavam tanto quanto os homens. E mereciam-no. Era uma raça de bichos peludos, atentos um a cada bordo e ao lado dos pescadores. Fugia o peixe ao alar da linha, saltava o cão no mar e ia agarrá-lo ao meio da água, trazendo-o na boca para bordo."

Por esta e por outras há quem considere que o cão de água do Algarve é no fundo... um cão de água de Olhão! Penso que a verdade é que este cão existiria um pouco por todo o lado onde houvesse pesca no Algarve e, porque em Olhão havia muita pesca, haveria seguramente uma grande concentração destes cães...

                                                                                                                        texto: www.olhao.web.pt

APTIDÕES:

No princípio do século, o Cão de Água era de facto uma peça indispensável no equipamento dos nossos barcos de pesca, não só nos caíques, mas também nas traineiras.

Com a sua conhecida bravura e lealdade estava pronto e atento aos movimentos dos pescadores, recuperando o peixe que se desprendia dos anzóis, algum objecto que caía dos barcos, rodeando as redes dentro de água também a impedir fugas... Diversos relatos existem de salvamento de homens caídos ao mar, pois não era tão frequente como hoje os pescadores saberem nadar.

O Cão de Água tinha uma papel importante na guarda dos barcos e das aparelhagens da pesca, e é de referir ainda a sua utilização na entrega de mensagens entre os barcos e a terra.

O lugar do Cão de Água entre as populações ribeirinhas portuguesas (normalmente a sul de Lisboa e na costa Algarvia) ficou bem testemunhado por alguns factos: por exemplo, os Cães de Água, apesar do seu valor, nunca eram vendidos de pescador a pescador: quando muito eram dados! Além disso, os cães tinham direito a um quinhão de peixe e a um soldo diário que equivalia a um quinto do soldo de um homem, e estavam confiados a um dos homens da tripulação, que tinha o encargo de o alimentar e cuidar, administrando esse dinheiro.

Hoje em dia, ainda que a sua destreza não seja explorada ao máximo, em alguns lugares continua a ser utilizado para pescar, mas na realidade a sua função como cão de companhia tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, pelo que corre o mesmo risco que outras raças que perderam a sua funcionalidade quando começaram a ter honras de permanecer junto das saias das camilhas. E isto porque o advento das tecnologias modernas de pesca e de comunicação iria tornar cada vez menos necessário o cão na embarcação.

As campanhas nem sempre podiam suportar os encargos de manutenção de um cão que se tomara supérfluo.

PERFIL:

- Altura

Nos machos a altura típica é de 54 cm, admitindo - se à classificação um mínimo de 50 cm e um máximo de 57 cm.

Nas fêmeas a altura deve ser de 46 cm, com o mínimo respectivamente de 43 e 52 cm.

 - Pesos

 O peso deve variar entre 19 e 25 kg nos machos e entre 16 e 22 kg nas fêmeas.

 - Andamentos

Movimentos desembaraçados, passo curto, trote ligeiro e cadenciado, galope enérgico.

  – Defeitos

 Desqualificações: 

Cabeça - Muito longa, estreita, chata e afilada.

Chanfro - Muito afunilado ou pontiagudo.

Maxilas - Prognatismo em qualquer das maxilas.

Olhos - Gáseos, claros, desiguais na forma ou no tamanho, muito salientes ou muito encovados.

Orelhas - Má inserção, muito grandes, muito curtas ou dobradas.

Cauda - Amputada, rudimentar ou não existente, pesada, caída na acção ou erecta perpendicularmente.

Pés - Existência de presunhos.

Pelagem - Albinismo, narinas amaradas no todo ou em parte, pelo diferente dos tipos descritos.

Corpulência - Gigantismo ou nanismo.

Surdez - Congénita ou adquirida.


Já agora assistam à apresentação oficial  de BO ( 1º Cão) à Imprensa Norte Americana

nos Jardíns  da Casa Branca 






 



  

domingo, 26 de abril de 2009

COSTUMES INDIANOS ESTÃO NA MODA

Viajar pela Índia é uma experiência de vida intensa:ninguém volta indiferente. Tudo surpreende, seja pela beleza, pela novidade, ou simplesmente pelo choque cultural. Circulando pelo país, estamos percorrendo uma nação cujas origens são pouco conhecidas da maioria dos ocidentais. Possuidora de uma cultura milenar, a história da Índia está intrínsecamente ligada à das religiões espalhadas pelo Oriente. Onde quer que vá, sentir-se-á envolvido por uma atmosfera mística, pelo odor de incenso, e por uma profusão de imagens de animais sagrados e divindades estranhas – deuses com vários braços, como Shiva ou com corpo de homem e cabeça de elefante, como Ganesh. Rajasthan foi terra de reis e marajás; Rajasthan também chamado Rajputana, o pai dos Rajputs, cujos códigos de honra e heroísmo deixaram marcas profundas nesta província de fortes, de palácios impressionantes, de paisagens e gentes magníficas, que evocam imagens vividas de uma Índia medieval. De gentes que veneram um passado glorioso dominado por mais de um milénio pelos Rajputs, que sobreviveram com dignidade ao império dos muçulmanos e ao colonialismo dos britânicos em estados independentes governados por marajás e princípes.

                                                                                                                 Texto da Peppertravel

 

SUGESTÃO do “ É POR MODAS”, Índia - Rajastão - 10 dias, pode fazer Circuíto privado, acompanhado com guia profissional visitando Delhi, Jaipur, Agra, Jodhpur, Udaipur e regresso a Delhi. Possiblidade de extensão a Goa. Alojamento 4*/5* com pequeno almoço.

PREÇO só  1500€

 

Contacete:   http://peppertravel.com 

COSTUMES INDIANOS ESTÃO NA MODA

A culinária Indiana esta na Moda já há muitos anos em Portugal...

 O “É POR MODAS” seleccionou alguns bons Restaurantes Indianos em Portugal:

- Restaurante " Kashmir" em Alvalade- Lisboa

- Restaurante "Mendi-Restaurante Indiano" Av. da Boavista - Porto

- Restaurante "Malagueta Afrodisíaca", r. Gago Coutinho  em Leiria 


 


O " É POR MODAS" sugere uma simples receita Indiana que pode fazer em sua casa.


CARIL DE FRANGO E ESPINAFRES

 

INGREDIENTES:

 -       4 Peitos de Frango sem pele com cerca de 175g cada um

 -       200g de espinafras

 -       3 colheres (sopa) de óleo de girassol

-       1 cebola pequena

-       1 dente de alho

-       2 lâminas de raiz de gengibre fresca

-       1 colher (café) de curcuma em pó

-       1 colher (café) de cominhos em pó

-       1 colher (café) de coentros em pó

-       ½ colher (café) de piripiri em pó

-       ½ colher (café) de garam massala ou mistura de especiarias

-       2 tomates maduros

-       sal e pimenta preta

-       ½ litro de natas

-       4 pães naan grandes ou chapata

 

PREPARAÇÃO:

 

Aqueça o óleo num tacho grande sobre o lume médio. Descasque e pique a cebola e frite no óleo.  Descasque e esmague o alho e junte a cebola. Descasque e pique finalmente o gengibre e misture com a cebola. Junte as especiarias. Deixe saltear durante 1 minuto até a cebola ficar ligeiramente estaladiça. Lave o tomate, corte-o aos bocados e junte no tacho. Deixe fritar  sobre lume brando durante 7 minutos, até a polpa de tomate ficar quase seca. Quando o tomate estiver pronto, aumente o lume para forte, junte o frango previamente cortado em pedaços relativamente grandes e deixe saltear até ficar branco. Tempere com sal e pimenta, junte as natas e deixe fervilhar durante 6 minutos. Aqueça o pão no grelhador. Junte o espinafres ao caril e mecha até ficarem murchos. Aumente o lume para forte, e quando levantar fervura, retire logo do lume, e sirva com pão naan.

 

Bom proveito.

 


sábado, 25 de abril de 2009

A MODA INDIANA ESTA NA MODA...


A Moda Indiana parece que veio para ficar... Pelo menos no Brasil com a chegada da novela  "Caminho das Índias", a moda Indiana está a ditar o que se veste pelas ruas Brasileiras.

 Aqui em Portugal já se começam a ver lojas Indianas com vestidos e túnicas mais apropriados ao estilo Europeu , até porque grande parte das vestimentas Indianas, não cabem ou não se apropriam ao estilo Português. Porém, as batas e as  echarps  como se podem ver na figura do lado esquerdo, com certeza irão fazer parte do guarda roupa feminino no próximo verão, já que são peças fáceis de usar e combinam com quase tudo. 



A roupa indiana feminina mais conhecida no ocidente é o SARI.
O sari é um longo tecido com 6 metros de comprimento por 1.5 de largura. Há uns saris mais curtos, com 5 metros de comprimento ou 5.5 mas a largura no geral é a mesma e tem uma variação de até uns 5 centímetros para mais, ou seja, até 1.55
de largura. O sari na verdade não é uma vestimenta, pois não se pode vesti-lo ; ele é simplesmente um tecido enrolado no corpo, SEM costuras, botões, zíper, colchete, velcro etc.

Para acompanhar o sari há uma pequena blusa colada ao corpo que cobre mesmo só os seios e a barriga fica exposta. Na parte de inferior, por baixo do sari, há um longo saiote que vai até o chão.

O sari é feito de diversos tipos de tecido sendo o mais comum o algodão. Eles podem ser bordados, pintados à mão, impressos, com lantejoulas etc. Tudo depende da criatividade do artesão e do bolso do comprador. Mas uma verdade tem que ser dita, que o tecido de sari indiano é realmente LINDO !!!! Quem vai para a Índia ou encontra estes verdadeiros tecidos noutros lugares, fica realmente "babado" . Não só pela sofisticação mas também pela riqueza de detalhes dos tecidos e bordados indianos. Eles são MARAVILHOSOS!!!!!!!!!!









sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os SPAS estão na moda...





Todos nós já ouvimos falar em SPAS, mas afinal o que significa esta palavra estrangeira???

No vocabulário inglês, SPA significa balneário. O SPA surgiu na Bélgica na cidade de “SPA FRANCORCHAMPS”, famosa por seu clima agradável e vegetação abundante, então, cidades européias com semelhança e características da cidade belga, idealizaram outros SPA’s.


Seja como for SPA significa Serviço Personalizado de Atendimento que concebe o cliente de forma global, trabalhando os aspectos físicos, emocionais, nutricionais e estéticos objetivando, assim, a reestruturação, o reequilíbrio e a reeducação alimentar.

O SPA dispõe de programas variados voltados para o emagrecimento, depressão e stress. O hóspede passa por uma entrevista inicial gratuita, com um atendimento se necessário de uma equipe multidisciplinar composta por Homeopata, Nutricionista, Personal training, Esteticista e outros profissionais que irão elaborar um programa personalizado visando atender as necessidades individuais de cada um.


Em Portugal existem imensos SPAS onde se pode desfrutar de um relaxamento redobrado e prestigiado de Norte a SUL do País.

Por isso O " É Por Modas" deixa aqui alguns Apontamentos de Muito Bons SPA´s.



The Spa – Sheraton Porto Hotel & Spa

A capital do Norte sabe receber, e bem, especialmente quando se trata de proporcionar momentos de serenidade e de recuperação vital. Um refúgio da cidade, no centro da cidade, para satisfazer, por completo, os mais exigentes. Para um mimo extra, descanse o corpo e as malas no magnífico hotel que acolhe o The Spa.

Tratamentos de sonho: Faciais Intensivos, Tratamentos Corporais, Envolvimentos, Tratamentos com Pedras Quentes, Tratamentos Especiais, Sauna, Hammam, Heat Experience, Vitality Experience, Hidroterapia, Cabeleireiro, Estúdio de Cardio-Fitness e Estúdio Zen (aulas de Swásthya Yoga).

Programas especiais: Meio-dia – Mini Rituais: Refrescante, Balanceamento dos Chacras, Anti-Stress e Relaxante; 1 Dia – Programa Purificante, Hidratante, Energizante e Revitalizante; Suite VIP para Dois – Programa Paz, Calma e Equilíbrio.

Local de evasão: Porto

CONSULTE : www.sheratonporto.com




Spa do Hotel Ritz Lisboa – Four Seasons

De características exóticas, onde não falta o espírito zen, as influências budistas, os apontamentos em madeira e mármore, este spa reúne, em perfeita harmonia, a tradição e a modernidade. Com uma área de 1500 m2 e inserido num dos mais bonitos hotéis da capita, fica o segredo – este é um dos melhores spas da Europa.

Tratamentos de sonho: Massagens, Tratamentos Faciais, Tratamentos Corporais, Esfoliações e Envolvimentos, Spa Manicure & Pedicure, Depilação de Luxo.

Programas especiais: Meio-dia – Perfeita Harmonia, Puramente Holístico, Pré-Natal, Despertar os Sentidos, Exclusivo Ritz Spa, Essencial Homem; 1 Dia – Revitalize, Desintoxicante, Refúgio, Em Forma, Princesa por um Dia.

Local de evasão: Lisboa

CONSULTE : www.fourseasons.com/lisbon




River Spa – Monte Prado Hotel & Spa

Integrado no Monte Prado – Hotel & Spa, este pedaço de céu está dividido em onze espaços de tratamento e um de relaxamento, onde vai ser difícil escolher entre os vários tratamentos estéticos e de bem-estar. Para prolongar a experiência, opte por pernoitar e desfrute do aconchego proporcionado pelo seu hotel de quatro estrelas.

Tratamentos de sonho: Massagens, Hidromassagens, Envolvimentos, Tratamentos Estéticos, Banho Turco, Banho Suíço, Jorro Jet.

Programas especiais: Lótus Exótico, Volúpia de Chocolate, Um Mundo de Água e Sensações, Frutoterapia, Homenagem ao Alvarinho, Chã Verde Experience. Todos os programas estão preparados para 2 dias.

Local de evasão: Melgaço


Consulte: www.hotelmonteprado.pt





quarta-feira, 22 de abril de 2009

As Viagens que estão Na Moda...


Fazer uma viagem hoje em dia para muitos, tornou-se uma banalidade, mesmo com a crise instalada. É que muitas famílias recorrem aos créditos só para poderem usufruir de um descanso merecido. Nem sempre o 
crédito para férias é aconselhável, se não, que o diga a DECO...


"Crédito para férias? 

A DECO desaconselha o recurso ao crédito para férias, sublinhando que este nunca deve sobrecarregar o orçamento familiar, devendo apenas servir como forma de diferir o pagamento. 
O consumidor deve ter em atenção a Taxa Anual Efectiva Global (TAEG) para saber qual é o crédito mais barato para as férias, disse à TSF um dos economistas da associação. 
Os créditos oferecidos pelas agências de viagens costumam ser mais vantajosos que os créditos oferecidos pela banca, adiantou ainda João Fernandes. 
"Mais vale poupar ao longo do ano para poder gastar do seu dinheiro para as férias do que estar a endividar-se para fazer face a umas férias até porque não se, no futuro, associado a esses encargos, poderá fazer face a essas responsabilidades", aconselhou, em declarações àquela antena.
São as classes média e alta que actualmente mais recorrem ao crédito.
"            
in Diário dos Açores

De qualquer forma gostaria de deixar aqui algumas dicas acerca de Destinos da Moda

Fazer um Circuito Cambodiano de 7dias:  apenas 800 €...    




Circuíto privado com guia profissional. Visitando Phnom Penh, Kampong Cham, Kampong Tham, Siem Reap (Angkor Wat). Neste circuíto, três dias completos são dedicados à área de Angkor, património da UNESCO e antiga capital do poderoso reino de Khmer e que é considerada a maior concentração de monumentos religiosos no mundo, mas terá tempo também para admirar Phnom Penh com os seus mercados, templos, pagodes e palácio real. O Camboja é um dos mais homogéneos países da Ásia, no que diz respeito à etnia: aponta-se para uma população constituída por 90 por cento de khmeres, povo originário desta zona. Os seus traços físicos e a sua história destacam-nos em relação aos vizinhos. Ao contrário dos restantes asiáticos, os khmeres têm muitas vezes um belo cabelo encaracolado, lábios e narizes grossos, com um toque africano. 
Itinerário completo e voo Europa-Cambodia disponíveis a pedido.

Se estiver interessado contacte :   http://peppertravel.com

terça-feira, 21 de abril de 2009

Evento Sensation.... esta na Moda

 

Espectáculo Sensation que esta na Moda em todo o Mundo, finalmente chega a Portugal dia 9 de Maio....

 

O espectáculo, «The Ocean of White», reunirá 6 DJ no Pavilhão Atlântico, sendo acompanhado por diversas actuações temáticas subordinadas à vida subaquática 


SOBRE O SENSATION

O Sensation tive o seu início no ano 2000 em Amsterdão,

e desde então mais de meio milhão de pessoas em todo

o mundo já viveram um dos mais espectaculares

fenómenos de dança e música do mundo.

O primeiro

Sensation realizou-se no Amsterdam Arena, estádio

do clube de futebol Ajax,  tendo assistido 20.000

espectadores. No ano seguinte surgiram os espectáculos

Sensation como os conhecemos agora... Todas as pessoas

têm de ir vestidas de BRANCO.

E Porquê?

Duncan Stutterheim, CEO do Sensation, pediu

que os visitantes comparecessem vestidos de branco,

tal como no funeral de Miles. Dos 40.000 visitantes,

o dobro do público do primeiro ano, oitenta por cento

acederam ao pedido. A imagem foi de tal modo marcante 

que desde então se mantém a exigência de indumentária

branca. DJ’s famosos actuam nos palcos do Sensation

ao longo das oito horas em que decorre cada espectáculo, 

conjuntamente com acrobatas, actores, efeitos de luzes inéditos, 

laser e fogo de artifício. Artistas dançam na pista, descem em

rappel a partir da cobertura, chamas sobem do palco,

figuras alegóricas cruzam a multidão.



 

Alguns dos melhores DJ’s do mundo já tocaram  nos espectáculos

Sensation ao longo destes anos, proporcionando aos visitantes

uma noite de música em perfeita harmonia com o desenrolar do

espectáculo e tornando as festas Sensation no que elas são hoje.

Tiësto, Sven Vath, Armin van Buuren, Carl Cox, David Guetta,

Richie Hawtin, Axwell, Fedde le Grand, Steve Angelo,

Sebastian Ingrosso e Erick Morillo passaram já pelo palco do

Sensation, e muitos referem-se a este evento como o ponto alto das suas carreiras.

www.sensation.com